Em celebração ao Mês da Mulher, no dia 28 de março de 2022 a Câmara Municipal de Macaé realizou uma audiência pública para debater a saúde da mulher. Presidido pela Vereadora Iza Vicente (Rede), e com a participação de autoridades no assunto, o evento ‘Elas Pensam Macaé’ debateu temas como a violência de gênero, feminicídio e a desigualdade de direitos da mulher.

Ao final da audiência, mulheres de relevante atuação socioambiental em Macaé foram chamadas para receber uma moção de aplausos. Entre elas, a Bióloga Dominick Werneck, educadora e ativista ambiental, com muitos anos de atuação em causas ambientais em Macaé. Dominick é também Mestra em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pelo PPG-ProASD (NUPEM).
A Vereadora Iza destaca a importância do evento e da premiação. “O mês [de março] é o mês das mulheres, e por aqui foi cheio de programações para as mulheres. Para fechar o mês não poderia ser diferente, fizemos uma audiência pública cujo tema foi voltado para a saúde da mulher, a segunda edição do ‘Elas Pensam Macaé’. Também queríamos fechar o mês homenageando mulheres relevantes para a sociedade macaense, em todas as esferas. A Moção da Dominick Werneck é um agradecimento ao trabalho que ela realizou durante o mestrado, sob orientação do professor Pedro Hollanda Carvalho, a respeito da região que abrange a APA do Rio Novo. O trabalho da Dominick trouxe deliberações que a Comissão de Meio Ambiente da Câmara pretende levar para frente e sem dúvidas é de extrema relevância para o município. Parabéns, Dominick, pelo seu trabalho e por ser uma mulher cientista num país em que ser mulher e ser cientista não é uma tarefa simples. Você também pensa Macaé!”
O NUPEM felicita todas as mulheres de Macaé e do Mundo, que lutam por uma sociedade mais justa. Em especial, felicita todas as mulheres que participaram desta edição do ‘Elas Pensam Macaé’, com destaque para Dominick Werneck.
Parabéns às Mulheres de Macaé!A audiência pública pode ser vista na íntegra neste link:

Legenda da foto

Da esquerda para direita: Flora (filha de Dominick), Iza Vicente (Vereadora), Dominick Werneck (homenageada), Renata Souza (Deputada Estadual).

UFRJ PPGPROASD - NUPEM/MACAE/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ