O aluno Alexandre Reis Seady, cirurgião dentista do município de Macaé e mestrando do curso de Pós graduação de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto NUPEM/UFRJ (PPG-ProASD) e a professora Magdalena N. Rennó, docente do PPG-ProASD, participaram da mesa redonda intitulada “Enfrentamento a Sífilis em Macaé – uma abordagem interdisciplinar” realizada na 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da prefeitura de Macaé, organizada pelo parceria da CIPA/Macaé através do NEPS/Macaé, UFRJ/Macaé e PPG-ProASD/Instituto NUPEM/UFRJ. A mesa redonda também contou com representantes da Secretaria de Saúde de Macaé (SEMUSA), do Núcleo de Educação Permanente em Saúde NEPS/Macaé e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira.

sipatmacae2

A temática da mesa redonda envolveu a abordagem, sobre a etiologia da sífilis, diagnóstico, dados epidemiológicos a nível nacional e municipal e as formas de prevenção da sífilis. O mestrando Alexandre Reis Seady abordou os estágios da doença, diagnóstico, sinais e sintomas da sífilis na cavidade bucal e importância da detecção na fase inicial da doença, como também, a importância de campanhas de saúde bucal para a prevenção dessa doença. A professora Magdalena N. Rennó, por sua vez, abordou sobre a importância da adesão à terapia medicamentosa no tratamento da sífilis, os riscos associados ao uso incorreto dos medicamentos, reações adversas, interações medicamentosas e a importância do uso racional de medicamentos para a minimização dos problemas relacionados à resistência bacteriana.

A temática que envolve a sífilis, doença tratada com antibióticos, atualmente é um assunto de extrema importância, visto que é alarmante o aumento do número de casos desta doença no Brasil e no mundo. Alguns problemas podem ser evitáveis e ações de educação em saúde podem auxiliar na minimização de casos incidentes e prevalentes desta doença, assim como, podem auxiliar na prevenção desta doença e das Infecções Sexualmente Transmitidas (ISTs). A urgência mundial para o uso racional de medicamentos deve-se em grande parte pela ameaça global das bactérias resistentes aos antibióticos e o aumento significativo do uso de medicamentos para combater doenças e problemas de saúde. Portanto, práticas de prevenção e ações para o diagnóstico precoce de lesões suspeitas da doença, possibilitam maiores chances de cura e promoção da saúde, uma vez que o uso inadequado e exacerbado de medicamentos, além de causar impacto negativo para a saúde humana, também pode afetar os ecossistemas e o meio ambiente. Vale ressaltar que a abordagem realizada por Alexandre Reis Seady, discente do PPG-ProASD, na mesa redonda é tema relacionado ao seu projeto de mestrado.