Os professores da rede municipal de ensino de Macaé, Fernando Carlos Rosa Fernandes e Luis Carlos Sovat Martins, os quais desenvolvem suas pesquisas no âmbito da formação docente e da educação com infâncias no curso de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto NUPEM/ UFRJ (PPG-ProASD), participaram do(a) IX Congresso Nacional de Extensão/
VIII Conferência de Extensão do Mercosul, evento realizado(a) de forma virtual, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2021.
Com participação na escrita da mestranda Francielle Marins Calazans, os discentes apresentaram o produto da disciplina ministrada pelo Professor Pedro Hollanda, Inovação de atividades de extensão. Durante a rede de conversa, Fernando e Luis pontuaram como a construção da ação Giro Ciência possibilitou articulações outras para depois do cumprimento da disciplina.
Com o trabalho intitulado “Inovação de atividades de extensão: diálogos possíveis em tempos de pandemia COVID-19”, a apresentação pontuou a importância das ações e projetos de extensão desenvolvidas de forma dialógica entre universidade pública e a comunidade do seu entorno. Pensando os tempos de distanciamento social, a produção do Giro Ciência, um canal do Instagram, alcançou outras comunidades para além do entorno da universidade e sua cidade, a possibilidade de lives pela rede social ampliou a ação de extensão pensada para tempos pandêmicos.

Os discentes aproveitaram para divulgar as lives que foram realizadas no canal @girociência2021 e de que forma a população em geral teve acesso ao movimento de conversas e reflexões.
O IX Congresso Nacional de Extensão e a VIII Conferência de Extensão do Mercosul é um evento organizado pela Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNICEN), Universidade Tecnológica Nacional (UPF) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Esse ano, o evento recebeu 5.395 inscrições de 18 países descritos a seguir. Argentina: 3387, Brasil: 1760, Uruguai: 68, Colômbia: 42, Cuba: 37, Paraguai: 36, Chile: 19, Venezuela: 13, Honduras: 12, Equador: 7, Peru: 5, Costa Rica: 3, Angola: 1 (Escola Superior Pedagógica do Bengo), Bolívia: 1, Espanha: 1 (Universidade de Sevilha), México: 1 (Cooperativa Maaya K-Moots), Panamá: 1 (Universidade Autônoma de Chiriquí), Portugal: 1 (Universidade de Economia e Gestão)

Todos os trabalhos aprovados constarão do livro digital do IX Congresso Nacional de Extensão e da VIII Conferência de Extensão do Mercosul, com seus respectivos ISBN.