A aluna Lauren Curty do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto NUPEM/UFRJ, que também é Procuradora-Geral do município de Italva/RJ, participou no dia 19 de setembro desse ano do Seminário Internacional de Planejamento e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos e Limpeza Urbana, no município de Duque de Caxias. Um dos objetivos do Seminário foi promover o debate sobre a sustentabilidade financeira do serviço de limpeza pública e dos resíduos sólidos urbanos, além de formular sugestões que sirvam de base aos órgãos governamentais no planejamento setorial e aperfeiçoamento da legislação vigente.

 

Para tanto foi apresentado o exemplo de Portugal: país que erradicou mais de 300 lixões, transformando-se em uma sociedade que utiliza aterros sanitários e sistema de logística reversa de resíduos. Este modelo bem-sucedido de gestão despertou nos cidadãos a consciência de sua responsabilidade sobre seus resíduos. O ex-secretário de Estado do Ambiente e da Transição Energética de Portugal, Carlos Marins, explicou que a solução está em assumir a importância do planejamento e mostrou que o país investiu na formação de Consórcios Públicos para transformar o problema numa oportunidade. Também estiveram presentes o presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos de Portugal (ERSAR): Orlando Borges, e o ex-diretor financeiro da ERSAR e Coordenador da parceria portuguesa pela água: João Simão Pires. O evento também contou com a presença de vários Prefeitos; de Deputados, como o Presidente da ALERJ: André Ceciliano; da Secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do RJ: Ana Lucia Santoro; do Presidente da Comlurb: Paulo Gustavo Moraes Mangueira; além de representantes da cooperativa dos catadores de lixo, dentre outros.

Ouvir a experiência de Portugal e entender como o país conseguiu implementar a política de lixão zero através da formação de Consórcios Públicos foi de extrema importância para a Mestranda do PPG-ProASD, uma vez que, sua pesquisa e dissertação está sendo desenvolvida no âmbito do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense, tendo como objetivo central a elaboração de um plano de gestão integrada de resíduos sólidos para o CIDENNF, visando o aproveitamento e melhor destinação final dos resíduos sólidos produzidos no interior do Estado do RJ.

IMAGEM 01.jpg

UFRJ PPGPROASD - NUPEM/MACAE/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ