Thiago Moreira Fernandes apresentou para funcionários da Petrobrás seu projeto de dissertação intitulado “Utilização do biochar de lodo de esgoto em mudas de Milanoxylon brauna e sua utilização na recuperação de áreas degradadas”.
O biochar é produzido através do lodo de esgoto (LE), que é um subproduto resultando do tratamento do efluente a nível terciário. Através de um processo pirolítico, o LE é aquecido lentamente com ausência de oxigênio, sendo assim o biocarvão mantém suas propriedades nutricionais com níveis aceitáveis pala Legislação de patógenos.
O biochar é uma tentativa de reproduzir a Terra Preta de Índia (TPI) utilizada pelos índios para a agricultura devido a sua propriedade nutricional, já que diversos estudos feitos com a TPI comprovaram os benefícios ao solo, melhorando através do substrato o desenvolvimento das plantas.
A partir da produção do biochar, a dissertação irá testar sua utilização na criação de mudas de Braúna que é uma espécie florestal nativa do bioma Mata Atlântica, pertencente à família Fabaceae e que possui uma madeira resistente, muito utilizada na construção civil. Pelo valor econômico a procura por estas árvores foi bastante intensa em décadas passadas, fazendo com que sua população diminuísse a ponto de entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção.
As Braúnas pertencem à categoria ecológica de secundária inicial com rápido crescimento, essa característica permite sua utilização em Programas de Recuperação Florestal (PRF). As mudas de Braúna são raras nos viveiros de produção devido à escassez de matrizes para coleta de sementes e baixo índice de sobrevivência no campo. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade das mudas desta árvore através do biochar de lodo de esgoto incorporado ao substrato. Parâmetros fisiológicos e morfológicos serão avaliados como forma de verificar os resultados.
Por fim, o aluno ressaltou a importância da relação entre tecnologias verdes e reflorestamentos e a importância das florestas através de seus serviços ecológicos prestados como, controle do clima e de gases do efeito estufa, formação de rios voadores e regimes de chuvas regionais, aumento da biodiversidade e fonte de matéria prima para indústrias farmacêuticas, formação e proteção a nascentes de água doce, entre outros.