Ao longo do mês de março, os alunos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento irão apresentar seus projetos de pesquisa em andamento para bancas de acompanhamento. Os estudos realizados no PPG-ProASD têm uma abordagem interdisciplinar englobando Saúde, Educação e Meio Ambiente realizados por uma diversidade de profissionais da área do Direito, Engenharia, Educação, Saúde, Biologia, Agronomia, entre outros. Essa é uma ótima oportunidade para todos conhecerem o PPG-ProASD e os projetos científicos desenvolvidos sob a ótica profissional. Informações sobre a apresentação de outros projetos e as salas onde serão realizadas as apresentações estarão no quadro de avisos na secretaria de Pós-Graduação do Instituto NUPEM/UFRJ.
Aluno |
Tema |
Orientador |
Data - hora |
Lívia Gerhard |
Equipes de Enfermagem: compreendendo o cuidado às pessoas com lesão cutânea crônica |
Glaucia Valadares |
11/03 -14:30 |
Josane Soares |
O significado atribuído ao saneamento básico com nexo a saúde integral |
Glaucia Valadares |
13/03 – 10 h |
Thainá Lessa |
Atenção primária ambiental e profissionais de saúde: percepção e mudanças no estilo de vida nas áreas adscritas |
Glaucia Valadares |
13/03 - 14 h |
Késia Ferreira de Souza |
O fortalecimento das ações de educação ambiental na plataforma de petróleo da Bacia de Campos |
Giuliana Franco |
16/03 –19h30 |
Alexandre Seady |
Protocolo clínico para detecção de lesões orais indicativas de infecções sexualmente transmissíveis |
Magdalena Rennó |
16/03 – 10 h |
Claudiane Novaes |
A arte na educação ambiental infantil: aplicando abordagens para o ensino e conservação ambiental. |
Rodrigo Lemes |
16/03 – 16h |
Fabiola Andrade |
Conteúdos de Educação Ambiental a alunos da EJA no município de Conceição de Macabu, RJ, como abordagem transversal e interdisciplinar: um estudo de caso |
Pedro Holanda |
16/03 – 18h |
Neiva de Paula |
Perspectiva histórica do saneamento básico como subsídio ao Plano Municipal de Macaé |
Mauricio Mussi |
18/03 - 15 h |
Marjorie Carmona |
Educomunicação como ação pedagógica no Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) |
Rafael Costa |
18/03 – 18h |
Stella Marys de Carvalho |
Aplicação do método de irrigação por Ollas com captação de água da chuva em Horta Escolar para o Ensino de Ciências da Natureza e Educação Ambiental.” |
Elane Ribeiro |
23/03 – 10h |
Elis Regina Nuffer |
A adoção de bens públicos como objeto de revitalização, responsabilidade compartilhada e bem estar da coletividade |
Rodrigo Lemes |
24/03 – 9h |
Monique Ferreira Piras |
Suporte básico de vida no ambiente escolar: uma abordagem interdisciplinar e teatralizada |
Petter Entringer |
24/03 – 9h |
Flávia Martins |
A sustentabilidade no projeto de cervejarias artesanais da região Norte Fluminense: análise da geração de resíduos |
Danielle da Silveira |
24/03 – 10h |
Thiago Moreira Fernandes |
A utilização do Biochar de lodo de esgoto em mudas de Apuleia leiocarpa e sua utilização na recuperação de áreas degradadas |
Daniel Zandonardi |
25/03 – 16h |
Lauren Curtis |
Estratégias de gestão dos resíduos sólidos para o desenvolvimento socioambiental dos municípios integrantes do CIDENNF- Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense |
Danielle da Silveira |
27/03 – 18h |
Aline Clein |
Aproveitamento de resíduos de Coral Sol (Tubastraea spp.) para uso agrícola. |
Analy Leite |
30/03 – 10h |