O Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público o edital de seleção de alunos ao curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, turma de 2020. As inscrições deverão ser realizadas de 14 de setembro a 02 de outubro de 2020.

São 28 vagas que devem ser preenchidas entre as linhas de pesquisa:

• Abordagens inovadoras para o ensino de Ciências Ambientais
  • Inovação em processos aplicados à Saúde e Meio Ambiente
  • Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental.

Para a inscrição no processo seletivo, o candidato já deve ter um projeto de dissertação e o aceite de um orientador. Por isso entrem em contato com o possível orientador (lista de orientadores no site https://ppgproasd.macae.ufrj.br/index.php/docentes).

A aluno do Mestrado Profissional deve realizar um projeto de pesquisa científica que se inicia com a proposição de um problema, preferencialmente no âmbito do ambiente profissional do aluno, e obrigatoriamente dentro de alguma linha de pesquisa do PPG-ProASD. O resultado final da dissertação será a elaboração de um produto que vise resolver o problema proposto. O Comitê de Assessoramento de Ciências Ambientais da CAPES entende que os produtos da conclusão do mestrado profissional devam ser Técnicos ou Tecnológicos, como: desenvolvimento de patentes, ou de processos ou produtos patenteáveis; tecnologia social; criação de atividade de capacitação em diferentes níveis; software ou aplicativo; norma ou marco regulatório; manual de operação técnica; processo, entre

Esperamos por alunos com formação nas diversas áreas de conhecimento e que desenvolvam projetos na área de Ciências Ambientais, no seu aspecto mais amplo ou seja conjugando o Meio Ambiente com a Sociedade. O curso é semestral com duração de dois (2) anos, com regime de aulas, que pode ser diário, no período noturno e possibilidade de aulas aos sábados.

Inscrições: de 14 de setembro a 02 de outubro de 2020

O edital está disponível na íntegra no Boletim da UFRJ nos endereços eletrônicos:

http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2020/36-2020.pdf e https://www.macae.ufrj.br/nupem/

Maiores informações entre no site: https://ppgproasd.macae.ufrj.br/

Edital de Seleção - 2020

Boletim UFRJ_36_2020

Processo Seletivo Mestrado Profissional - 2020 Homologação das Inscrições.

A Comissão de Seleção para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPg-ProASD) torna pública a lista de homologação das inscrições do processo seletivo 2020.

Seguindo as normas do Edital, os candidatos com inscrição homologada apresentarão seus projetos, através de exposição oral por videoconferência, seguida de arguição pela Comissão de Seleção,  entre os dias 19 e  23 de outubro de 2020, de 18 às 22h.

O dia e horário da apresentação do projeto de pesquisa e arguição de cada candidato, assim como as orientações para as videoconferências, serão estabelecidos pela Comissão de Seleção de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos e serão disponibilizadas no site do PPG-ProASD até o dia 16 de outubro.

Homologação das Inscrições

Cronograma de apresentações de projetos e arguição dos candidatos do processo seletivo 2020.

A Comissão de Seleção para ingresso no curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPg-ProASD) torna pública o cronograma de apresentações de projetos e arguição dos candidatos do processo seletivo 2020. O cronograma foi estabelecido de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos.

A Comissão também divulga orientações para as apresentações, via videoconferências, de acordo com as normas do Edital.

Cronograma e orientações para apresentação de projetos e arguição.

PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL - 2020 Resultado e Classificação

Lista de Aprovados- PROASD 2020

Após a finalização do prazo para interposição de recursos, disponibilizaremos maiores informações sobre o período de matrícula dos aprovados.

PPG ProASD LOGO