- Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais
Nesta linha de atuação propõem-se elaborar técnicas inovadoras nas metodologias e nos produtos para ensino das ciências ambientais, nos diversos níveis de educação. Compromete-se em conceber processos educativos que possibilitem o uso de ferramentas inovadoras e a sustentabilidade como mecanismos de melhoria de qualidade da educação científica, dado os paradigmas tecnológicos e de comunicação conhecidos nos dias de hoje. Nessa linha de atuação o principal foco são os profissionais da educação da rede pública e privada, dando a eles uma visão das aplicações de diferentes métodos para a melhoria do ensino em um contexto moderno, produzindo um diferencial na formação dos discentes.
Aqui destaca-se a criação de hardwares, softwares, cartilhas, jogos, modelos de ensino, protocolos de aulas práticas, coleções, guias de aulas de campo, etc, que visem a melhoria da qualidade do ensino e do bem-estar dos alunos.
- Inovação em processos aplicados à saúde
A presente linha de atuação busca articular contribuições para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que tenham sua etiologia relacionada com modificações do ambiente, incluindo contaminação de corpos hídricos, poluição do ar, contaminação de alimentos de origem vegetal e animal, zoonoses etc. Para isso será utilizada uma abordagem multiprofissional e ações interdisciplinares que permitam o desenvolvimento de novos produtos e processos capazes de gerar melhorias nos serviços de saúde em todos os níveis de atenção.
Aqui destaca-se a criação de kits de diagnóstico rápido, novos protocolos de controle de vetores de zoonoses, novos métodos de controle de parasitoses, estabelecer padrões de poluição do ar e água que tenham maior aplicabilidade a população local, novos métodos de monitoramento da população para detectar contaminações por agrotóxicos, pesticidas e disrruptores endócrinos etc.
- Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental.
A presente linha de atuação tem como objetivo tratar as questões socioambientais visando o desenvolvimento de técnicas, metodologias e processos capazes de promover a recuperação de ecossistemas degradados e mitigar impactos ambientais promovidos pela transformação urbana. Além de propor novas estratégias de conservação, manejo, avaliação e monitoramento dos ecossistemas promovendo metodologias de treinamento para profissionais que atuam nessas áreas da sociedade. De uma forma mais abrangente, quer-se criar um ambiente no qual se associa tecnologia, método e bem-estar social através de uma formação técnica sólida do ingressante que atua nessa linha de atuação.
Aqui destaca-se a criação de planos de recuperação de área degrada levando em consideração a realidade local, tecnologias que possam melhorar a qualidade do tratamento de efluentes sanitários, tecnologias de recuperação de mata ciliar ao longo do rio Macaé, novas metodologias com alta eficiência e baixo custo para o monitoramento constante dos níveis de poluição do ar, da água e solo, etc.