Em breve será divulgado o edital do processo seletivo de alunos para o mestrado profissional do NUPEM/UFRJ, que tem previsão de ocorrer no mês de agosto de 2021. O mestrado profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento é da área de Ciências Ambientais da CAPES, onde os projetos desenvolvidos devem associar o meio ambiente a sociedade, dentro das linhas de atuação (pesquisa):

1) Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

2) Inovação em processos aplicados à saúde

3) Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental

O mestrado profissional é voltado aos profissionais graduados inseridos no mercado de trabalho, que queiram desenvolver estudos na área das Ciências Ambientais, seguindo uma das linhas de atuação. Preferencialmente, um projeto de pesquisa do mestrado profissional se inicia com candidato identificando um problema a ser resolvido no seu âmbito de trabalho, que esteja ligado a uma ou mais linhas de atuação do programa, e durante o mestrado o aluno irá desenvolver um produto (técnico ou tecnológico) com o intuito de resolver a questão proposta.

Segundo o coordenador do programa, Professor Mauricio Mussi Molisani, no mestrado profissional aplicamos o conhecimento científico para resolver questões socioambientais práticas da atualidade que estejam ocorrendo na nossa região. “Todos nós sabemos quais são os problemas ambientais e sociais no nosso trabalho, bairro, cidade e região, devemos agora solucionar eles, e esse é o objetivo do nosso programa”.

Público alvo: professores da rede de ensino, profissionais da rede pública e particular de saúde, profissionais da área de óleo e gás, funcionários públicos e da iniciativa privada, e qualquer profissional graduado que tenha interesse com a temática central do curso, ou seja, que envolva meio ambiente, educação e saúde.

Área de concentração do programa: Inovação em Ambiente Sociedade e Desenvolvimento

O que significa a área de concentração? É a principal temática do programa de pós-graduação que visa gerar conhecimento técnico e de inovação aos setores de meio ambiente, saúde e educação. O cenário atual mundial e do Brasil é complexo e exige que a base de construção de uma sociedade seja focada no ensino qualificado e no desenvolvimento de processos mais eficientes para o cuidado humano integrando sustentabilidade ambiental, desenvolvimento tecnológico e qualificação profissional, sendo os setores de saúde, educação e meio ambiente profundamente modificados por essa realidade inovadora. A área de concentração proposta tem como característica a articulação entre pesquisa e produção científica e técnica, buscando incluir a experiência profissional dos alunos as demandas da sociedade. Para tal, o corpo docente do programa é composto por professores de diferentes áreas do conhecimento, promovendo a construção efetiva da interdisciplinaridade do curso.

O edital da seleção de alunos estará disponível em breve no site do PPG-ProASD, sendo que a seleção já tem data marcada para acontecer em agosto de 2021.

É importante que os candidatos entrem imediatamente em contato com um professor/orientador do PPG-ProASD para construir a proposta de projeto para a seleção.

Os e-mails dos professores estão disponíveis nos endereços eletrônicoshttps://ppgproasd.macae.ufrj.br/index.php/docentes.

Outras informações podem ser obtidas na secretaria de pós-graduação pelo
Site: https://ppgproasd.macae.ufrj.br/index.php

Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ