Conheça o novo Programa de Pós-Graduação do Instituto NUPEM/UFRJ!

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), em Nível Mestrado Profissional, é credenciado pela CAPES com conceito 4. O curso irá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2019, e está vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). O PPG-ProASD tem como o principal objetivo qualificar profissionais graduados que estão, preferencialmente, inseridos no mercado de trabalho, e que queiram aplicar o método científico através de uma abordagem multidisciplinar na área de Ciências Ambientais, na proposição de soluções de questões relacionadas a Educação, Saúde e Meio Ambiente. Com essa formação nas áreas de interesse podermos habilitar a prática profissional avançada e transformadora que contribua para desenvolvimento sustentável da região Norte Fluminense e de outras regiões. Uma ênfase do PPG-ProASD é a interação com instituições e órgãos públicos, empresas e sociedade de uma maneira geral, visando o desenvolvimento social e econômico da região. Para isso, os Mestres formados pelo PPG-ProASD deverão compreender de maneira integrada e ampla o ambiente e a sociedade, aperfeiçoando as competências necessárias para a análise e a solução de problemas regionais e globais através de metodologias embasadas em técnicas de medição, inovação, análise de dados e construção de mecanismos científicos aplicados aos problemas propostos. O público alvo são profissionais graduados nas áreas de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias ou qualquer área do conhecimento que tenha afinidade de interesse com a temática central do curso.

Área de concentração: Inovação em Ambiente Sociedade e Desenvolvimento

Os principais focos de atuação do Mestrado Profissional PPG-ProASD são: gerar conhecimento técnico, inovação, processos aplicados aos setores de saúde, meio ambiente e educação. O cenário atual mundial e do Brasil é complexo e exige que a base de construção de uma sociedade seja focada no ensino qualificado e no desenvolvimento de processos mais eficientes para o cuidado humano integrando sustentabilidade ambiental, desenvolvimento tecnológico e qualificação profissional, sendo os setores de saúde, educação e meio ambiente profundamente modificados por essa realidade inovadora. A área de concentração proposta tem como característica a articulação entre pesquisa e produção científica e técnica, buscando incluir a experiência profissional dos alunos as demandas da sociedade. Os docentes que compõem a proposta formam uma equipe de biólogos, químicos, físicos, profissionais da saúde e da educação, promovendo a construção efetiva da interdisciplinaridade na equipe.

LINHAS DE ATUAÇÃO

1. Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais

Nesta linha de atuação propõem-se elaborar técnicas inovadoras nas metodologias e nos produtos para ensino das ciências ambientais, nos diversos níveis de educação. Compromete-se em conceber processos educativos que possibilitem o uso de ferramentas inovadoras e a sustentabilidade como mecanismos de melhoria de qualidade da educação científica, dado os paradigmas tecnológicos e de comunicação conhecidos nos dias de hoje. Nessa linha de atuação o principal foco são os profissionais da educação da rede pública e privada, dando a eles uma visão das aplicações de diferentes métodos para a melhoria do ensino em um contexto moderno, produzindo um diferencial na formação dos discentes. Aqui destacar-se-á a criação de hardwares, softwares, cartilhas, jogos, modelos de ensino, protocolos de aulas práticas, coleções, guias de aulas de campo, etc, que visem a melhoria da qualidade do ensino e do bem-estar dos alunos.

1. Inovação em processos aplicados à saúde

A presente linha de atuação busca articular contribuições para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que tenham sua etiologia relacionada com modificações do ambiente, incluindo contaminação de corpos hídricos, poluição do ar, contaminação de alimentos de origem vegetal e animal, zoonoses etc. Para isso será utilizada uma abordagem multiprofissional e ações interdisciplinares que permitam o desenvolvimento de novos produtos e processos capazes de gerar melhorias nos serviços de saúde em todos os níveis de atenção. Aqui destaca-se a criação de kits de diagnóstico rápido, novos protocolos de controle de vetores de zoonoses, novos métodos de controle de parasitoses, estabelecer padrões de poluição do ar e água que tenham maior aplicabilidade a população local, novos métodos de monitoramento da população para detectar contaminações por agrotóxicos, pesticidas e disrruptores endócrinos etc.

1. Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental.

A presente linha de atuação tem como objetivo tratar as questões socioambientais visando o desenvolvimento de técnicas, metodologias e processos capazes de promover a recuperação de ecossistemas degradados e mitigar impactos ambientais promovidos pela transformação urbana. Além de propor novas estratégias de conservação, manejo, avaliação e monitoramento dos ecossistemas promovendo metodologias de treinamento para profissionais que atuam nessas áreas da sociedade. De uma forma mais abrangente, quer-se criar um ambiente no qual se associa tecnologia, método e bem-estar social através de uma formação técnica sólida do ingressante que atua nessa linha de atuação. Aqui destaca-se a criação de planos de recuperação de área degrada levando em consideração a realidade local, tecnologias que possam melhorar a qualidade do tratamento de efluentes sanitários, tecnologias de recuperação de mata ciliar ao longo do rio Macaé, novas metodologias com alta eficiência e baixo custo para o monitoramento constante dos níveis de poluição do ar, da água e solo, etc.