O Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos termos das Resoluções 01/2006 e 02/2006 do CEPG/ UFRJ e de acordo com o Regulamento do Programa, torna público que estarão abertas, de 03 a 25 de junho de 2019, as inscrições para a seleção ao curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, turma de 2019, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas no edital. Confira!

O curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento  se estrutura em torno de três linhas de atuação (pesquisa), a saber:

- Abordagens inovadoras para o ensino de Ciências Ambientais

- Inovação em processos aplicados à saúde e Meio Ambiente

- Técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental

Dos candidatos aptos a se inscreverem no processo seletivo: para se inscreverem no mestrado profissional, o candidato deve ser portador de diploma de curso de graduação de uma instituição oficial de ensino superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (MEC) ou estrangeira; ou apresentar documento oficial comprobatório da instituição de ensino superior atestando a previsão da colação de grau até o início de agosto de 2019. Os candidatos devem entrar em contato previamente com possíveis orientadores (lista de orientadores está disponível no site do PPG-ProASD ), visando a elaboração do projeto de pesquisa, que é documento essencial para a inscrição no processo de seleção. Os candidatos devem estar cientes que as atividades formativas necessárias para o curso, como o cumprimento de créditos obrigatórios, serão realizadas às terças e/ou quintas-feiras, no horário das 18 às 21 h.

Do número de vagas:  Serão destinadas 28 vagas regulares para esta seleção. Destas, 9 vagas serão destinadas a profissionais da rede pública de ensino fundamental e médio.

- Além das vagas regulares, até 2 vagas poderão ser ofertadas para servidores da UFRJ, através do Programa de Qualificação Institucional da UFRJ (Portaria nº7555, de 29 de agosto de 2017), dependendo da oferta disponibilizada ao PPG-ProASD pela PR-2.

- Atendendo a Resolução CEPG No 03, de 23 de outubro de 2018, serão oferecidas até duas (2) cotas de vagas dentre as vagas regulares para negros(pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência que se manifestarem claramente favoráveis à possibilidade de uso destas cotas (Anexo 1 do edital).

- Cada docente credenciado no Programa poderá assinar a carta de aceite para, no máximo, três candidatos, incluindo servidores vinculados ao PQI/UFRJ.

Inscrições: de 03 de junho a 25 de junho de 2019

O EDITAL ESTÁ DISPONÍVEL NA ÍNTEGRA AQUI.

Os formulários do Edital em formato digitável podem ser encontrados aqui.

Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca

Diretor do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ)

Prof. Mauricio Mussi Molisani

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD)