No período de 01 a 31 de abril de 2021, o mestrado profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEMUFRJ) irá receber solicitações visando o credenciamento e recredenciamento de docentes para orientação de alunos no programa de pós-graduação profissional.

O mestrado profissional está inserido na área de avaliação das Ciências Ambientais (Multidisciplinar) da CAPES. Segundo a CAPES, a definição de Ciências Ambientais parte da construção de conhecimento de uma problemática/complexidade ambiental (sistemas sociais estão interconectados com ecológicos) que se deseja compreender e, preferencialmente, resolver.

O mestrado profissional, diferentemente da pós-graduação acadêmica, é voltado preferencialmente para o público inserido no mercado de trabalho. O aluno/profissional desenvolve sua dissertação a partir de um problema proposto, percebido no seu ambiente profissional, e com seu projeto de dissertação, se propõe a elaborar um produto técnico ou tecnológico visando solucionar o problema proposto.

O PPG-ProASD possui como área de concentração “Inovação em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento” através da formação de profissionais em nível de pós-graduação stricto sensu, que realizem uma articulação entre a pesquisa e produção científica, a experiência profissional dos alunos gerando soluções ou produtos técnico e tecnológicos inovadores aplicados de forma integrada aos temas Meio Ambiente, Saúde e Educação. As linhas de pesquisa do PPG-ProASD são:

(1) Abordagens inovadoras para o ensino de Ciências Ambientais;

(2) Inovação em processos aplicados à Saúde;

(3) Técnicas Aplicadas ao Desenvolvimento socioambiental.

Para a solicitação de credenciamento e recredenciamento, os docentes deverão enviar o formulário específico preenchido para o e-mail da secretaria do PPG-ProASD (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). Uma comissão formada pelos membros da Comissão Deliberativa do PPG-ProASD e um membro externo ao programa de pós-graduação irá avaliar as candidaturas, e de acordo com as vagas disponíveis, será aprovada a nova composição do corpo docente do PPG-ProASD. As normas elaboradas para o credenciamento de docentes e os formulários se encontram nos links abaixo.

Formulário de credenciamento
Formulário de recredenciamento
Normas do processo de credenciamento de docentes

Maiores informações sobre o PPG-ProASD acessem o nosso site: https://ppgproasd.macae.ufrj.br/index.php