Os principais focos de atuação do Mestrado Profissional PPG-ProASD são: gerar conhecimento técnico, inovação, processos aplicados aos setores de saúde, meio ambiente e educação.
Muitos dos municípios que compõem a região Norte do Estado do Rio de Janeiro possuem baixos indicadores sociais, a despeito das riquezas geradas pela indústria de exploração do petróleo e gás. Na ausência de políticas públicas de planejamento efetivas, a atividade petrolífera na região indiretamente causou um crescimento industrial e demográfico desordenado, acarretando uma série de impactos socioambientais. Esta complexa situação exige que a base de construção de uma sociedade seja focada no ensino qualificado e no desenvolvimento de processos mais eficientes para o cuidado humano integrando sustentabilidade ambiental, desenvolvimento tecnológico e qualificação profissional, sendo os setores de saúde, educação e meio ambiente profundamente modificados por essa realidade inovadora.
Esta área de concentração tem como característica a articulação entre pesquisa e produção científica e técnica, buscando incluir a experiência profissional dos alunos e as demandas da sociedade. Os docentes que compõem a proposta formam uma equipe de biólogos, químicos, enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos, psicólogos, agrônomos, engenheiros, sociólogos e veterinários que promovem a construção efetiva da interdisciplinaridade na equipe.
